sábado, 12 de maio de 2012

Programação do Cinema no CEMVA

Desde o dia 23/03 o Conservatório de Música de Varginha apresenta todas as Sextas-feiras às 19Horas uma sessão de cinema com entrada franca e aberta a toda a comunidade. Até hoje os filmes exibidos foram os seguintes (do último para o primeiro):


10. "O Garoto" - Charles Chaplin -

Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que quando descobrem o bebê o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra o bebê. Inicialmente ele quer se livrar da criança, mas diversos fatores sempre o impedem e gradativamente ele passa a amá-lo. Paralelamente a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado tem um choque, pois muito provavelmente ela nunca mais verá sua criança. (15/06)


9. "Noel - Poeta da Vila" - Aos 17 anos Noel Rosa (Rafael Raposo) é um jovem engraçado, que possui um defeito no queixo e gosta de improvisar quadras debochadas para os amigos. Noel estuda medicina e toca numa banda regional, com outros garotos do bairro. Noel gosta da companhia de operários, negros favelados e prostitutas, com quem rapidamente faz amizade. Até que um dia conhece Ismael Silva (Flávio Bauraqui), compositor que o desafia a compôr um samba. Noel usa uma paródia ao Hino Nacional para compôr "Com Que Roupa?", que faz grande sucesso nas rádios de todo país. A partir de então ele se dedica de vez ao mundo do samba, mudando a história da música popular brasileira. (01/06)


8. "Vem Dançar" - Diririgido por Liz Friedlander - Pierre Dulaine (Antônio Banderas) é um dançarino profissional, que se torna voluntário para dar aulas em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta os métodos clássicos, mas ao encontrar resistência dos alunos interessados apenas em Hip Hop, acaba contornando a situação, e do confronto nasce um novo estilo de dança.


7. " Sócrates" Socrate; Roberto Rossellini; 1971-Título: Sócrates (Socrate)
Ano: 1971- Diretor: Roberto Rossellini - Produção: Espanha, Itália, França.

Tema: Biografia do filósofo ateniense. Destaque para diálogos:"Apologia", "Críton" e "Fédon".

O ateniense Sócrates nasceu por volta de 470 AC e não deixou nada escrito. Nem mesmo tinha essa paixão por livros que costuma ocorrer nos grandes sábios. Tudo o que sabemos sobre ele está nos escritos de seus alunos, principalmente Platão e Xenofonte. Sua contribuição para a humanidade é inestimável. Iniciou uma tradição que influenciou as mais positivas ações humanas e ajudou a construir um ideal de valores que norteia boa parte do mundo civilizado há quase 2500 anos.

Roberto Rossellini (Roma, 8 de maio de 1906 — Roma, 3 de junho de 1977) foi um diretor de cinema italiano. Rossellini foi um dos mais importantes cineastas do neo-realismo italiano.
1945, Prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Cannes com o filme Roma, città aperta (18/05)

6. "O incrível Exército de Brancaleone" - O filme recebeu prêmios como o do Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema (Itália); Prêmio Fita de Prata de Melhor Fotografia; Prêmio Fita de Prata de Melhor Figurino; Prêmio Fita de Prata de Melhor Trilha Sonora e indicações para o Festival Internacional de Cannes (França) e para o Prêmio Palma de Ouro (Mario Monicelli).

A história ocorre no ano 1000 D.C., quando um bravo cavaleiro parte da França para tomar posse das terras a que tem direito. No caminho, é assaltado e assassinado por um grupo de foras-da-lei que, de posse da escritura que o cavaleiro carregava, decidem se apossar das referidas terras. Para isso, eles necessitam de alguém que consiga se passar pelo cavaleiro morto e acabam encontrando a pessoa perfeita no atrapalhado Brancaleone.Começa, assim, uma grande aventura, onde Brancaleone, no lombo de um pangaré chamado Aquilante, e seus homens enfrentam os mais diversos perigos: a peste negra, os sarracenos, os bizantinos e bárbaros de toda espécie. (11/05)


5.“O Concerto”- filme do renomado maestro Andrei Simoniovich Filipov (Alexei Guskov) foi demitido da orquestra de Bolshoi, mas seguiu trabalhando por lá como auxiliar de limpeza. Um dia, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris, e decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra. (27/04)


4.Jeca contra o Capeta (1975) filme concebido como uma paródia declarada do longa-metragem "O Exorcista", provando que os sucessos internacionais do horror poderiam ser uma fonte de piadas. O fime é dirigido por Pio Zamuner (1935-) e estrelado pelo produtor/ator Amácio Mazzaropi (1912-1981). (20/04)


3. "Cantando na Chuva" - história do casal de atores Don e Kathy Selden. Kathy trabalha de dubladora, com a ajuda de Don, eles fazem de tudo para que seu talento seja finalmente reconhecido. (13/04)


2.“Luzes da Cidade” - história de um vagabundo (Charles Chaplin) que impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário. (30/03)


1.“Shine: Brilhante” - Drama que conta a história real de um garoto australiano que consegue entrar numa academia de música. Mas os desafios da vida o levam a um desequilíbrio mental. ( 23/03)


Nenhum comentário: