terça-feira, 15 de maio de 2012

CEMVA - pequeno histórico

Conservatório de varginha cada dia atende mais pessoas.

Horario Publicado às 16:47 Author Redação Category Cultural Tags

Conservatório Estadual de Música de Varginha

Fundado em 1985, o Conservatório surgiu a partir de um projeto apresentado pelo Sr. Mauro Carvalho, regente da Banda de Música Municipal, ao então prefeito Dilzon Melo, que visava à criação de uma escola de música na cidade. Como não era viável para a prefeitura, levaram o projeto ao governador do Estado Hélio Garcia, que o aprovou. Então não houve um fundador, mas sim uma ação conjunta, dos Srs., Mauro Carvalho, Dilzon Melo, Lidia Maria Braga Forest (Diretora da Superintendência Regional de Ensino), Maria da Graças Ferreira (Formalizou o projeto), Arima Albuquerque Regina Diretora do Colégio Coração de Jesus. (Cedeu o espaço), Dalva Resende (professora de piano) e da Sra. Maria de Lourdes Lages Freitas (Inspetora Escolar).

Atualmente, os responsáveis pelo conservatório são Adílson Ferreira, diretor, Lúcio Gomes e Maurilio Kobel, vice-diretores. O conservatório conta com sessenta professores e aproximadamente dois mil alunos. Para fazer parte do corpo docente (professores) do conservatório, é necessário ter Licenciatura Plena em Música com Habilitação no Instrumento que deseja lecionar, e para ser aluno, é necessário apenas um exame de seleção através de teste de aptidão. O período de seleção é entre Outubro e Novembro e a idade mínima para ingressar no conservatório é seis anos. Em média os cursos duram nove anos.

Quem mantém a instituição é o governo do estado, que conta também com verbas específicas, gerenciadas pela Caixa Escolar. Como o Conservatório é uma escola Estadual a participação do Governo através da Secretaria de Educação é efetiva. É o Governo que determina todas as diretrizes do conservatório e faz a manutenção dos funcionários e bens patrimoniais através de verbas. O município cede o prédio e arca com as despesas de água e luz.

O conservatório de Varginha é uma referência tanto para alunos quanto para professores. Atende alunos de todas as idades, sendo que vários se deslocam de cidades distantes. Possui um quadro de especialistas de alta competência no setor pedagógico, assim como os funcionários da secretaria e do serviço de apoio. O nível dos professores é dos melhores, contando com vários músicos profissionais que atuam por todo Brasil ao lado de artistas nacionalmente e internacionalmente conhecidos.

Nesse período de existência o Conservatório já formou músicos que estão se destacando no cenário musical brasileiro e mundial, atuando tanto como instrumentistas quanto lecionando. Podemos citar um ex-aluno que hoje é professor na Universidade de Karlshure na Alemanha, outro que atua como Flautista na Orquestra filarmônica de Minas Gerais, e o violonista Fernando Lima do Duo Siqueira Lima.

Atualmente o Conservatório desenvolve os seguintes projetos:

- Concurso Estímulo ao piano

- Semana do Violão

- Festival Interno de Teatro (Fitcons)

- Camerata

- Orquestra Experimental

- Grupo de Choro Canarinho Teimoso

- Calama (grupo de Flauta doce)

- Banda de Concertos.

- Coral Viva Voz

- Coral Cênico Cantus

- Cinema no Conservatório

Projetos fora do Conservatório:

Aulas de Musicalização na APAE de Varginha

Projeto em Poço Fundo – MG onde o Conservatório disponibiliza um professor semanalmente para aulas de música e coordenação da banda local

O funcionamento do Conservatório é de segunda a sexta nos períodos da manhã, tarde e noite.


por Maurílio Marques Kobel (vice-diretor do Cemva) para o DIÁRIO DO PONTAL :

http://www.diariodopontalonline.com.br/cultural/conservatorio-de-varginha-cada-dia-atende-mais-pessoas/

Nenhum comentário: