CINEMA NO CEMVA - Programação

Programação do Cinema no CEMVA


APOIO NEWS VIDEO CLUBE  (praça São Benedito, nº85-A, 3221-3094)
Desde o dia 23/03 o Conservatório de Música de Varginha apresenta todas as Sextas-feiras às 19Horas uma sessão de cinema com entrada franca e aberta a toda a comunidade. Até hoje os filmes exibidos foram os seguintes (do último para o primeiro):


15. Mary e MAX uma amizade diferente


Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York.

Alcançando 20 anos e 2 continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. Mary e Max é viagem que explora a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais. Dos criadores do vencedor do Oscar de curta de animação "Harvie Krumpet".Mary e Max é uma dessas agradáveis surpresas que o cinema nos reserva. Abriu o Festival de Sundance, ganhou o Crystal Bear (prêmio para 
a nova geração) no Festival de Berlim 2009, entre outros.

Diretor: Adam Elliot
Produção: Mark Gooder, Paul Hardart, Tom Hardart, Bryce Menzies, Jonathan Page
Roteiro: Adam Elliot
Trilha Sonora: Dale Cornelius
Duração: 92 min.
Ano: 2009
País: Austrália
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: PlayArte
Estúdio: Gaumont
Classificação: 12 anos




14.  O PAGADOR DE PROMESSAS 


Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão Bonitão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.

PALMA DE OURO NO FESTIVAL DE CANNES 1962
Título no Brasil:  O Pagador de Promessas
País de Origem:  Brasil
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento:  1962

Direção:  
Anselmo Duarte (13/07)



13.  "KOLYA: uma lição de amor"  O Violoncelista Louka, perseguido politicamente, vê-se obrigado a tocar em funerais para sobreviver. 
Solteiro convicto, acaba se casando por razões financeiras com a russa Nadezda, que lhe paga para obter a cidadania checa. Nadezda, no entanto, foge para o Ocidente deixando para trás Kolya, seu filho de cinco anos. Pior para Louka, que terá de arcar com guarda do garoto. A convivência de ambos, no início difícil, acaba se transformando numa inesquecível lição de amor. Com roteiro inteligente e ótimas atuações de todo o elenco, este belíssimo drama familiar, dirigido pelo renomado cineasta checo Jan Sverák, conquistou platéias em todo o mundo. E venceu o Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro. (06/07)


FICHA TÉCNICA

Ano 1996

Outros Títulos:Kolya, el nombre de la esperanza (Argentina) 
Pais:República Tcheca
Gênero:Drama
Direção:Jan Sverák
Roteiro:Zdenek Sverák
Produção:Jan Sverák, Eric Abraham
Música Original:Ondrej Soukup
Fotografia:Vladimír Smutný
Edição:Alois Fisárek
Direção de Arte:Milos Kohout
Figurino:Katarina Hollá
Guarda-Roupa:Alexander Kiss, Marta Jencova, Maria Hubackova
Maquiagem:Frantisek Prihoda, Bozena Dosla
Efeitos Sonoros:Zbynek Mikulik, Tomás Lylo, Ivo Spalj, Pavel Rejholec
Efeitos Especiais:Pavel Kryml, Boris Masnik, Jirí Simunek, Miroslav Snab





12. A DANÇA DOS VAMPIROS - Sinopse  
Abronsius (Jack MacGowran) é um professor universitário especialista em vampiros que decide ir até a Transilvânia, no coração da Europa Central, acompanhado de seu fiel discípulo Alfred (Roman Polanski), que infelizmente é bem medroso. Abronsius tem como objetivo aprender sobre vampiros e combatê-los, se possível, mas os fatos tomam um rumo inesperado e vão de encontro aos objetivos do professor.
Informações Técnicas
Título no Brasil:  A Dança dos Vampiros
Título Original:  The Fearless Vampire Killers
País de Origem:  Inglaterra
Gênero:  Comédia
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento:  1967
Direção:  Roman Polanski
(29/6)

11. "Ao mestre com carinho" - Direção:  James Clavell / Elenco:  Sidney Poitier ... Mark Thackeray Christian Roberts ...  Um jovem professor enfrenta alunos indisciplinados, neste filme Clássico que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60. Sidney Poitier tem uma de suas melhores atuações como Mark Thackeray, um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, no bairro operário de East End. A classe, liderada por Denham (Christian Roberts) Pamela (Judy Geeson) e Barbara (Lulu, que também canta a canção título) estão determinados a destruir Thackeray como fizeram com seu predecessor, ao quebrar-lhe o espírito. Mas Thackeray acostumado à hostilidade enfrenta o desafio tratando os alunos como jovens adultos que breve estarão se sustentando por conta própria. Quando recebe um convite para voltar a engenharia, Thackeray deve decidir se pretende continuar.   (22)


10. "O Garoto" - Charles Chaplin -

Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que quando descobrem o bebê o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra o bebê. Inicialmente ele quer se livrar da criança, mas diversos fatores sempre o impedem e gradativamente ele passa a amá-lo. Paralelamente a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado tem um choque, pois muito provavelmente ela nunca mais verá sua criança. (15/06)

9. "Noel - Poeta da Vila" - Aos 17 anos Noel Rosa (Rafael Raposo) é um jovem engraçado, que possui um defeito no queixo e gosta de improvisar quadras debochadas para os amigos. Noel estuda medicina e toca numa banda regional, com outros garotos do bairro. Noel gosta da companhia de operários, negros favelados e prostitutas, com quem rapidamente faz amizade. Até que um dia conhece Ismael Silva (Flávio Bauraqui), compositor que o desafia a compôr um samba. Noel usa uma paródia ao Hino Nacional para compôr "Com Que Roupa?", que faz grande sucesso nas rádios de todo país. A partir de então ele se dedica de vez ao mundo do samba, mudando a história da música popular brasileira. (01/06)


8"Vem Dançar" - Diririgido por Liz Friedlander - Pierre Dulaine (Antônio Banderas) é um dançarino profissional, que se torna voluntário para dar aulas em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta os métodos clássicos, mas ao encontrar resistência dos alunos interessados apenas em Hip Hop, acaba contornando a situação, e do confronto nasce um novo estilo de dança.


7. " Sócrates" Socrate; Roberto Rossellini; 1971-Título: Sócrates (Socrate)
Ano: 1971- Diretor: Roberto Rossellini - Produção: Espanha, Itália, França.

Tema: Biografia do filósofo ateniense. Destaque para diálogos:"Apologia", "Críton" e "Fédon".

O ateniense Sócrates nasceu por volta de 470 AC e não deixou nada escrito. Nem mesmo tinha essa paixão por livros que costuma ocorrer nos grandes sábios. Tudo o que sabemossobre ele está nos escritos de seus alunos, principalmente Platão e Xenofonte. Sua contribuição para a humanidade é inestimável. Iniciou uma tradição que influenciou as mais positivas ações humanas e ajudou a construir um ideal de valores que norteia boa parte do mundo civilizado há quase 2500 anos.

Roberto Rossellini (Roma, 8 de maio de 1906 — Roma, 3 de junho de 1977) foi um diretor de cinema italiano. Rossellini foi um dos mais importantes cineastas do neo-realismo italiano.
1945, Prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Cannes com o filme Roma, città aperta(18/05)

6. "O incrível Exército de Brancaleone" - O filme recebeu prêmios como o do Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema (Itália); Prêmio Fita de Prata de Melhor Fotografia; Prêmio Fita de Prata de Melhor Figurino; Prêmio Fita de Prata de Melhor Trilha Sonora e indicações para o Festival Internacional de Cannes (França) e para o Prêmio Palma de Ouro (Mario Monicelli).
A história ocorre no ano 1000 D.C., quando um bravo cavaleiro parte da França para tomar posse das terras a que tem direito. No caminho, é assaltado e assassinado por um grupo de foras-da-lei que, de posse da escritura que o cavaleiro carregava, decidem se apossar das referidas terras. Para isso, eles necessitam de alguém que consiga se passar pelo cavaleiro morto e acabam encontrando a pessoa perfeita no atrapalhado Brancaleone.Começa, assim, uma grande aventura, onde Brancaleone, no lombo de um pangaré chamado Aquilante, e seus homens enfrentam os mais diversos perigos: a peste negra, os sarracenos, os bizantinos e bárbaros de toda espécie. (11/05)

5.“O Concerto”filme do renomado maestro Andrei Simoniovich Filipov (Alexei Guskov) foi demitido da orquestra de Bolshoi, mas seguiu trabalhando por lá como auxiliar de limpeza. Um dia, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris, e decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra.(27/04)


4.Jeca contra o Capeta (1975) filme concebido como uma paródia declarada do longa-metragem "O Exorcista", provando que os sucessos internacionais do horror poderiam ser uma fonte de piadas. O fime é dirigido por Pio Zamuner (1935-) e estrelado pelo produtor/ator Amácio Mazzaropi (1912-1981). (20/04)


3. "Cantando na Chuva" - história do casal de atores Don e Kathy Selden. Kathy trabalha de dubladora, com a ajuda de Don, eles fazem de tudo para que seu talento seja finalmente reconhecido. (13/04)


2.“Luzes da Cidade” - história de um vagabundo (Charles Chaplin) que impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário. (30/03)


1.“Shine: Brilhante” - Drama que conta a história real de um garoto australiano que consegue entrar numa academia de música. Mas os desafios da vida o levam a um desequilíbrio mental. ( 23/03)