Pequena pianista surpreende diretores de escolas estaduais
Seg, 07 de Maio de 2012 10:01
Sarah Majarowsky é aluna do conservatório de Varginha e se apresentou durante reunião de diretores na Superintendência de Varginha
A pouca idade não foi, de forma alguma, um fator que pudesse inibir a pequena Sarah Majarowsky, de apenas 12 anos, subir ao palco e executar ao teclado, com desenvoltura, três peças musicais de grandes compositores. A apresentação foi destinada a uma plateia atenta formada por diretores de escolas estaduais e também pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, na última sexta-feira (04/05).
Sarah é aluna do Conservatório Estadual Maestro Marciliano Braga, em Varginha, está participando do concurso Lang Lang Berlin, que levará crianças de 7 a 14 anos de vários países para tocarem ao lado do pianista chinês Lang Lang, em um concerto na capital da Alemanha. Assim como pedia o regulamento do concusro, ela enviou um vídeo interpretando uma das três partituras propostas. Acabou sendo escolhida pela votação de internautas, que selecionou também outras crianças que passarão por um júri formado por três profissionais da música. O júri escolherá, no próximo dia 10, cinco pequenos pianistas brasileiros que irão a Berlim.
Sarah recebeu atenção especial de seu professor no conservatório, Francis Vilela, para se preparar para o concurso. E os dois não mediram esforços na hora de se inscrever: decidiram escolher logo a partitura considerada mais difícil, “Momento Musical nº 3”, de Franz Schubert, compositor austríaco do fim da era clássica. Sarah teve pouco tempo para ensaiar, pois ficou sabendo do concurso, pelo professor, a apenas um mês de encerrarem as inscrições. Mas isto não foi um problema. Acompanhada de Francis, treinou três vezes por semana e três horas por dia. Em casa, aproveitou para passar a partitura. Em apenas uma semana, já tinha aprendido toda a composição. “Quando eu vi a música, achei que não ia conseguir. Agora, sei que posso aprender qualquer música”, comemora Sarah.
Já o professor não duvidou do talento de sua aluna e foi dele a responsabilidade por escolher a peça de Schubert. “É uma peça difícil, dentre as três propostas. Escolhi por ser a mais original.” Para Francis, exemplos como o de Sarah são motivadores e são também uma amostra do bom trabalho dos conservatórios estaduais de música: “Nosso exemplo pode motivar outras crianças, alunos e professores. Os conservatórios são uma oportunidade de ensino e aprendizado lúdica, sem abrir mão da disciplina.”
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