sábado, 4 de dezembro de 2010
FORMATURA
Acontecerá no dia 15/Dez próximo, no Auditório do CEMVA,a formatura dos alunos de 9º Ano do curso fundamental de música, juntamente com as turmas do 3º ano Técnico de Instrumento e de Canto.
Venham prestigiar e aplaudir os formandos.
II CONCURSO ESTÍMULO DE PIANO
O II Concurso Estímulo de piano do Conservatório de Varginha mostrou o contagiante espírito de entrega, dedicação e alegria dos alunos pela música. Com belas apresentações – o que dificultou a vida dos jurados – os jovens pianistas brindaram o público com diferentes interpretações de obras dos compositores homenageados deste ano: Frederic Chopin, Robert Schumann e Cláudio Santoro. Por ser um concurso estímulo, realizado por nível e não por idade, todos os alunos tiveram a possibilidade de participar. De acordo com os jurados, o nível dos candidatos foi muito bom. Percebe-se que, além dos objetivos consagrados de incentivar a execução pianística e compartilhar conhecimentos dos estudantes na escola, o objetivo se estende também à formação de pessoas sensíveis que construam um mundo mais humano. Parabéns a todos os alunos que participaram pela dedicação e estudo e aos professores do departamento de piano pelo empenho e bom trabalho!
Ganhadores do II Concurso de Piano
Nível I
Menção honrosa: Marcelo
Prêmio Revelação: Murilo
3º lugar – Fernanda
2º lugar – Línneker
1º lugar – Ronald
Nível II
3º lugar – Jéssica
2º lugar – Líthany
1º lygar – Igor
Nível III
Menção Honrosa: Gustavo
3º lugar – Luana
2º lugar – Joyce
1º lugar – Paulo Rubens
Profº Marco Antonio
CLAUDIO SANTORO, CHOPIN E SCHUMANN
Chopin – Schumann – Cláudio Santoro
A noite de 29 de novembro foi especial. Alunos do curso técnico de canto e alunos de piano do conservatório de música de Varginha fizeram uma grande apresentação demonstrando talento e dedicação com obras dos compositores homenageados deste ano: Chopin, Schumann e Cláudio Santoro. Foi com entusiasmo que a plateia aplaudiu os alunos nesta noite que, além da beleza das obras, da riqueza e da importância cultural , também pôde espargir a magia da música – essa feiticeira salvadora que acolhe a todos que dela se aproxima. A apresentação dessa noite também foi um “prelúdio” ao II concurso de piano que se realizou com sucesso no dia 02 de dezembro.
Profº Marco Antonio
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
2º Concurso Estímulo de Piano
sábado, 27 de novembro de 2010
VI FITCONS
VI FITCONS
Abertura:
Dia 04 – Gota D’Água – entrada franca – Censura: 14 anos – 20h
Dia 05 - O Fantástico Mistério de Feiurinha - comédia infanto juvenil – 20h
Dia 06 - O Rapto das Cebolinhas – infantil – 20h
Dia 07 - O Cavalinho Azul – infantil – 20h
Dia 08 – Apresentação dos alunos de Expressão Corporal (canto técnico) - 19 e 30 min
- Há Esperança – adulto – 20h
Dia 09 – Apresentação do Coral CANTUS às 20hs
- O Mágico de Oz (logo em seguida) - infantil
Dia 10 - Perdido no Tempo – adulto – 20h
Dia 11 – Joana Joaninha, a orgulhosa – alunos de 1º ao 5º ano – infanto juvenil – 18h
Dia 12 – Encerramento: entrega de certificados e premiações – 16h
Todos os dias no hall de entrada :Piano e voz – Bossa Nova - prof. Alessandro
Nos dias 04 (abertura) e 12 (encerramento) a entrada será gratuita.
Demais dias ingressos R$ 3,00 (total arrecadado será revertido para premiações)
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
PROGRAMAÇÃO DE FIM DE ANO
PROGRAMAÇÃO DE FINAL DE ANO
Chegando mais um final de ano letivo, iniciam as apresentações e recitais de formaturas, de avaliações e de atividades próprias do calendário. Confiram e prestigiem!!!
09-11 = 3ª feira- Kalama e convidados, Grupo Cantus (Coral do Técnico);
10-11 = 4ªfeira: 19:00 - Formatura de 3 alunas de piano da Profª Roseane R. com participação do Coral do Nono Ano;
29-11 = 2ªfeira: 19:00 - Noite de Cláudio Santoro/ Chopin e Schumann (Audição de canto - Alunos Profº Alessandro e Profª Vívian);
03-12 = 6ªfeira: 19:30 - Audição de canto lírico: alunos Profº Alessandro e coral Cantus;
04-12 = Sábado: Participação do Grupo Cantus no Festival de Corais de Caxambú;
09-12 = Abertura no Fitcons: 20:00 - Grupo Cantus
Nos dias do Fitcons - apresentação dos alunos do canto técnico cantando bossa nova antes das apresentações de teatro do Profº Alessandro
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
XVIII SEMANA DO VIOLÃO
XVIII SEMANA DO VIOLÃO
de 25 a 29 de OUTUBRO-2010
O músico já se apresentou em diversos países como: Argentina, Equador, Alemanha, Áustria, Espanha, Portugal, Holanda, Itália, França, Moçambique, Japão e Rússia.
Thiago ministrou aulas, palestras e workshops em diversas cidades brasileiras, entre elas:
Brasília (30º e 32º CIVEBRA), Cuiabá (SEMUS), Ourinhos (Festival de Música), Curitiba (Oficina de Música), Maringá (Festival de Música), Cascavel, Itajaí, Macapá, Salvador, Guarujá, Florianópolis, São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Natal, Porto Alegre, Santa Maria, Joinville, Blumenau, Brusque, Bauru, Campinas, São Carlos, Adamantina, entre outras.
Depois da teoria e muita prática, o guitarrista caiu na estrada internacional excursionando com a cantora Miroslava Mendonça e passando por lugares como Cidade do México e Cancun. Tocou também em casas conceituadas como o Hard Rock Café (México) e Sta Mônica Café (Los Angeles). Em 97 voltou para o Brasil e começou a lecionar no Conservatório Souza Lima e no ano seguinte, passou a integrar também o corpo de professores do IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia) onde ambos, leciona atualmente. Edu Letti é conhecido por ser um professor bastante didático e por estabelecer uma relação de parceria com seus alunos.
No Brasil, já passou por casas de prestígio como Bourbon Street, Café Parati, Ao Vivo, Teta Jazz Bar, All of Jazz, Villagio Café, Jazz nos Fundos entre muitas outras. Além disso, já rodou pelos grandes festivais de Jazz e música popular do país como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Guitar Player Festival, Jambalaya Jazz Festival, Jack Modern Jazz Session, FLIP (Festival Literário Internacional de Parati), Festival de Ibiapaba entre outros. Em 2004 Edu lançou seu primeiro disco, intitulado “Sete Fontes”, gravado de maneira totalmente independente e distribuído pela Tratore para todo o Brasil. O cd foi gravado com os músicos Thiago do Espírito Santo no baixo, Alex Buck na bateria e Sandro Haick no piano. As participações especiais de Oswaldinho do Acordeon, Euclides Marquês ao violão e Michel Leme na guitarra completam o trabalho que inicia sua carreira solo. Com relação à imprensa, o guitarrista é presença certa nos veículos especializados como as revistas Cover Guitar e Guitar Player. Nas emissoras de TV, Globo e Record, participou dos programas “Sai de Baixo” (1999) e “Sem Limites para Amar” – com Fábio Jr. – (2001), respectivamente.
Atualmente Edu Letti integra a banda de Oswaldinho do Acordeon onde toca nos principais eventos de Festas de São João em todo o Brasil, no circuito do Sesc e Virada Cultural.
Em 2009 lançou um Vídeo Aula “Introdução ao Chord Melody” pela Editora EM&T e em setembro de 2010 lançou seu segundo cd, intitulado “Passo a Passo” que conta com a participação de Thiago Espírito Santo, Sandro Haick, Filó Machado, Oswaldinho do Acordeon, Amon Lima e Cássio Ferreira. Além disso, segue firme na sua carreira solo, tocando nas casas de shows mais populares de São Paulo e ministrando cursos e workshops por todo o país.
CRISTIANO LEMOS - músico profissional, nascido na cidade sul mineira de Três Corações, em 14 de março de 1980.Desde pequeno, já apresentava afinidade e facilidade para com a música, e começou a tocar por volta dos sete anos de idade, por influência do irmão mais velho, que na época era professor de violão. A partir de então, envolveu-se definitivamente com a música, mais especificamente com os instrumentos de corda. Por um conjunto de esforço e iniciativa própria, permaneceu estudando, até tornar-se músico autodidata. Como já havia tocado piano na infância, passou a utilizar esse conhecimento na execução de vários outros instrumentos, tais como cavaquinho, guitarra, viola caipira, de 10 cordas, violão folk, de 12 cordas, e violão. Num certo momento do aprendizado, a viola caipira apareceu em sua vida como que de forma a complementar a sua já diversificada formação musical. Embora tenha crescido ouvindo moda-de-viola e música sertaneja por influência de seu pai, até os 17 anos ainda não havia conhecido aquele que viria a ser um de seus instrumentos preferidos. O primeiro contato com a viola caipira deu-se através de um aluno que lhe emprestou uma viola e um CD de um dos mestres desse instrumento, Tião Carreiro, com a sugestão de que ele aprendesse a tocar e, mais adiante, pudesse dar aulas. Cristiano é também um completo guitarrista, tanto de mpb quanto de rock. Devido a formação eclética proporcionada pela grande variedade tanto de instrumentos com os quais lida, como também pela enorme quantidade de informações assimiladas, e ainda pela condição peculiar de ser naturalmente um multiinstrumentista, pode-se dizer com segurança que Cristiano é um dos mais completos músicos mineiros, notadamente da nossa região, além do fato de apresentar a mesma facilidade que tem, para tocar, na qualidade de professor de todos esses instrumentos. Com relação a sua identidade musical, pode-se destacar que Cristiano tem influências de músicos de peso, como Tião Carreiro, Almir Sater e Renato Andrade, na área da viola caipira; de João Gilberto, João Bosco e Baden Powel, no campo da bossa nova; e de músicos de jazz, no universo da improvisação harmônica, tais como Joe Pass, além da formação rockeiro-bluesística, tendo como referência Joe Satriani e Stevie Ray Vaughan. Em registros profissionais, tocou viola caipira e violão nos CD's da banda tricordiana Lá Vai Pórva (2004), fez guitarras e violões e teclados no CD da banda carioca Memória Virtual (2006), viola no grupo tricordiano de música caipira Paraíso Sertanejo (2007), e violões no mais recente CD do músico paulista Cláudio Lacerda, em fase de finalização. Além disso está gravando violões e guitarras no CD solo do músico tricordiano Tanando e da vocalista de rock e blues Flávia Duboc, a serem lançados ainda em 2009. Atualmente, Cristiano é dono de uma escola de música, onde leciona todos os intrumentos que toca, é produtor musical e proprietário de um estúdio de gravação em Três Corações. Atualmente, está em fase de finalização de seu primeiro CD solo, a ser chamado “Canto de Minas”, com lançamento previsto também para este ano.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
SÁBADO DE REPOSIÇÃO
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
PALCO ALTERNATIVO
terça-feira, 24 de agosto de 2010
SÁBADO DE REPOSIÇÃO - FOLCLORE
SÁBADO DIA 28/AGO - REPOSIÇÃO - TEMA: FOLCLORE
INÍCIO AS 08:00 h
PALCO ALTERNATIVO
PALCO ALTERNATIVO
sexta-feira, 16 de julho de 2010
PALCO BRASIL
A tempos (Mírian)
Tempo perdido (Ana Carolina)
Mais uma vez (Ana Flávia)
Eduardo e Mōnica (Geisler)
Vento no litoral (Elizangela)
Quando o sol bater na janela do seu quarto (Carolina Reis)
Clarice (Simão)
Indios (Cleber)
Fábrica (Aninha)
Vinte e nove (Raabe)
Dezesseis (Letícia Penha)
Andreia Doria (Luiz)
segunda-feira, 12 de julho de 2010
OFICINAS MULTIDISCIPLINARES
MOSCA 6 - 6ª Mostra Audiovisiual de Cambuquira
A MOSCA 6 - Mostra Audiovisual de Cambuquira é uma mostra de filmes de curta-metragem que acontecerá entre 14 e 18 de julho de 2010, com entrada gratuita.
domingo, 4 de julho de 2010
PALCO BRASIL
Inscrições com os Profºs. Adilson e Leonardo no Depto de Violão.
sábado, 3 de julho de 2010
5ª da BOA MÚSICA
segunda-feira, 28 de junho de 2010
5ª DA BOA MÚSICA - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
NOITE DO CONSERVATORIO
1. Flauta Giovana/ Guitarra Paulo /Piano Tales/Bateria Wilson/Baixo Dinho.
HAVE YOU EVER SEE THE RAIN
2. Piano Samantha /Sax Wilson/ Violão Dinho/Bateria ...
FAZ PARTE DO MEU SHOW
3. Piano Dania/ Violão Luiz Henrique /Guitarra Vitória/ Bateria Marina Silva/ Baixo Gilvan
É PROIBIDO FUMAR - Voz Dinho
MALUCO BELEZA - Letícia Penha
4. Coral Infantil INTEGRARTE (Alunos do Conservatório e Esc. Municipal Domingos Rib. De Resende) em Homenagem ao amigo Maurinho Teixeira
Regencia Débora e Mariza /Violão Dinho/ Piano Raabe
GOSTO MUITO DE VOCE
TE LOUVO EM VERDADE
5. Violino Mariana Dandhara e Amarildo /Violão Marcelino / bateria Wilson
A BELA E A FERA
SARAU NA CASA GRANDE
6. Flautas : Brenda – Julia- Sofia –Gabriela – Marcelo – Roseli – Gilcinei/ Violão Marcelino/ Violino Amarildo/ Bateria Wilson
A PRIMAVERA (Vivaldi)
AQUARELA DO BRASIL
SO QUERO UM XODO
ASA BRANCA
7. Piano Daniel/ Bateria Wilson / Baixo Dinho
SATIN DOLL
8. Piano Rebeca e Roseane Ribeiro/ Bateria Wilson /Violão Dinho
AGUAS DE MARÇO
11. Piano Lavinia e Roseane Ribeiro Bateria Wilson/Violão Dinho
CHORINHO
GAROTA DE IPANEMA
12. Voz e Violão Aninha Rodrigues/ Guitarra Simão/ Violão Sara Penha/ Piano Raabe/
Baixo Dinho/Bateria Wilson
I WANNA HOLD YOUR HAND
13. Guitarra Edson / Violão Dinho/ Piano Raabe/ Bateria Wilson.
BRASILEIRINHO
REALIZAÇÃO: Conservatorio Estadual de Musica – Fundação Cultural do Mun. De Varginha
sexta-feira, 25 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
Cia. de Teatro Luna Lunera Espetaculo em Varginha - Oficinas no Cemva
Duas oficinas gratuitas integram a programação da Expedição Lunar: Ator Criador e Produção Cultural. A primeira revela etapas da construção de Aqueles Dois, partindo de jogos físicos, espaciais e de ações vocais. Já a Oficina de Produção Cultural aborda temas como produção de peças teatrais, leis de incentivo à cultura, captação de recursos e parcerias
As oficinas serão ministradas por Zé Walter Albinati, um dos diretores de Aqueles Dois. Zé Walter é de São Gonçalo do Sapucaí e iniciou sua carreira artística em Varginha. É cofundador da Cia. Luna Lunera, criada em 2001, em Belo Horizonte, onde atua como diretor, ator e professor de teatro.
Serão realizadas no Conservatório Estadual de Música. Vagas limitadas. A pré-inscrição para as oficinas deve ser feita através do e-mail cialunalunera@cialunalunera.com.br até 30 de junho, quarta-feira. Os candidatos devem ser maiores de 16 anos. O resultado dos selecionados será divulgado dia 2 de julho, por e-mail. (Baixe a ficha de pré-inscrição, anexa.)
2ª Expedição Lunar
Aqueles Dois
Data: 8 de julho, quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Mestrinho (Praça Champagnat, 68 – Centro)
Ingressos: R$ 5,00 (Inteira) e R$ 2,50 (Meia) *
Bilheteria do Teatro: (35) 3212-4019
Classificação etária: 16 anos
*Ingressos antecipados podem ser adquiridos a partir do dia 25 de junho nas lojas
Balaio de Gato (Av. São José) e Curta Metragem (Rua Delfim Moreira).
No dia do espetáculo, estarão à venda na bilheteria do teatro.
Oficina Ator Criador
Data: 5, 6 e 7 de julho
Horário: 9h às 12h
Oficina Produção Cultural
Data: 06 de julho, terça-feira
Horário: 19h às 22h
Local: Conservatório Estadual de Música (Praça João Pessoa
sábado, 22 de maio de 2010
Carta dos Professores do Conservatório
Caríssimos (as) Alunos (as)
Prezados Pais e Responsáveis
Nós, Professores do Conservatório ESTADUAL de Música “Maestro Marciliano Braga” de Varginha, conscientes de nossas responsabilidades junto a todos os nossos alunos, vimo-nos na obrigação moral e profissional de apresentar-lhes a justificativa de nossa participação na Greve dos Profissionais da Educação vinculada à Secretaria Estadual de Minas Gerais.
Já há muito e muito tempo, nós que trabalhamos na educação estadual em todos os Conservatórios Estaduais, enfrentamos problemas profissionais em razão de não existir uma política educacional definida para nossa categoria (professores de música). Alguns avanços foram conseguidos com muita luta e determinação de todos nós, mas ainda estão aquém da realidade necessária a uma estabilização e reconhecimento de nossa atividade.
E, apesar dos Conservatórios desenvolverem atividades pedagógicas diferenciadas das chamadas Escolas de Ensino Regular (fundamental e médio), nossa classificação profissional segue o mesmo padrão profissional dos Educadores destas escolas no que se refere a salários e vantagens incorporadas. EM SUMA, ESTAMOS NO MESMO NÍVEL SALARIAL DE TODOS OS PROFESSORES ESTADUAIS.
Todas as informações que a população vem recebendo, principalmente da Mídia (rádio, televisão e jornais), sempre trazem informações oficiais do governo, não abrindo espaço para que nossa classe possa informar nossa realidade salarial, levando a população, informações que não condizem com a realidade que vivenciamos. Chegamos ao cúmulo de ver nosso piso salarial máximo (de um professor com pós-graduação e mestrado) a um valor inferior ao Salário Mínimo (o que já é ilegal pela Constituição Federal); isso sem contar o salário dos serviçais que representa cerca de 60% do mínimo. Os valores recitados aos ventos pelo governo representam o montante total dos vencimentos, onde estão inclusos valores que por LEI, é assegurado a todos como o biênio e qüinqüênio e os demais valores, são gratificações dadas por ele a fim de mascarar a falta de aumento real do nosso piso nos últimos 12 anos. O problema é que, todas as vezes que urge a necessidade de pagar os valores regidos por lei, estes são deduzidos dessas gratificações, produzindo um efeito maravilhoso para os cofres estaduais, NÃO EXISTIRÁ NENHUM AUMENTO DA FOLHA – se um professor passa a receber um qüinqüênio, este valor é deduzido das gratificações que passam a ser menores – PORTANTO, NÃO HÁ AUMENTO E NEM GANHO AO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.
Com os salários atuais, os professores são obrigados a trabalhar em TRIPLA jornada a fim de aumentarem seus vencimentos e suprirem suas necessidades. O resultado é que não há recursos para investirem na sua qualificação profissional e muito menos de atualização, mantendo seus conhecimentos calcados nas estruturas arcaicas do passado e conseqüentemente, sem a qualidade que o progresso exige (e aí falam que o professor é ruim e nada sabe). E não estamos sequer falando dos problemas de saúde devido à carga de trabalho elevada, e a falta de estrutura física e material de nossas escolas, fato que leva a muito de nós que amamos nossa profissão e ainda lutamos pela seriedade e responsabilidade da mesma, a investir recursos próprios para suprir as deficiências da instituição.
Somos conscientes que nossos alunos não devem e NÃO PODEM ser prejudicado, razão pela qual, o tempo da greve DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE ser reposto, MAS NÃO PODEMOS MAIS FICAR OMISSOS. Nós, professores do Conservatório, não só estamos solidários aos professores das escolas regulares, mas ESTAMOS LUTANDO POR NOSSOS DIREITOS E NECESSIDADES.
Mas, infelizmente, PRECISAMOS da compreensão e colaboração de nossos alunos e de seus familiares... é necessário que compreendam nossa posição e dêem seu APOIO, respeitando nossa posição e, se possível, colaborando no sentido de mobilizar a sociedade como um todo e pressionar as autoridades competentes a favor de nossa causa: VALORIZAÇÃO DO EDUCADOR.
Se realmente a educação fosse tão boa quanto a propagando oficial do governo apregoa, não haveria correria todo ano para encontrar vagas nas escolas, não haveria necessidade de contribuições para a Caixa Escolar a fim de serem utilizadas nas despesas de manutenção da escola, e o mais importante, não seria necessário realizar propagandas como faz o governo federal no incentivo de formação de professores. Se falta professor é porque as outras atividades do setor privado representam melhores salários e melhor valorização do funcionário.
Pedimos então, a todos os alunos(as) e responsáveis, que procurem seu professores, conversem com eles para conhecer a realidade de cada um, compreendam e apóiem, se unam para que nosso PROFESSORES possam ter DIGNIDADE, RESPEITO e VALORIZAÇÃO. Aí sim, os resultados poderão ser totalmente diferentes do que vivenciamos hoje.
A todos que compreendem nossa posição e nos apóiam, os nossos agradecimentos. Aqueles que ainda tenham dúvidas procurem-nos e saibam por nós a realidade e depois tomem sua decisão. Se desejarmos uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, é necessário que existam profissionais de qualidade para exercê-la, e isso só ocorre com a qualidade das instituições e da valorização de seus promotores: o professor.
Varginha, MINAS GERAIS: MAIO/2010
ASS: Professores Grevistas do CEMVA