terça-feira, 11 de dezembro de 2012

LUTO





HOMENAGEM PÓSTUMA À NICOLE 


Pela segunda vez neste ano o Conservatório está de luto. Em julho de 2012 perdíamos a nossa querida amiga, diretora, professora e mãe: Dalva Resende. Hoje, a menina que virou Estrela. Ela está ligada ao Conservatório de forma indireta, por sua mãe, Angélica Vettori, ter sido nossa colega por tantos anos e por permanecer para sempre sendo nossa amada amiga. Sinto-me impotente, prostrado pela maior desordem que conheço no mundo: o ato antinatural de pais verem a morte de um filho. Nada podendo eu contra este sentimento que me aniquila, chamo em meu auxílio um poeta, o qual tenho certeza me perdoaria a troca de gênero que faço no seu poema, se pudesse saber meus motivos:


“Acalanto  
Para as mães que perderam 'a sua menina'



     Dorme, dorme , dorme . . .
Quem te alisa a testa
não é Malatesta,
Nem Pantagruel
--O poeta enorme.
Quem te alisa a testa
È 'aquela' que vive
Sempre adolescente
Nos oásis mais frescos
De tua lembrança.


Dorme, 'ela' te nina.

Te nina, te conta
-Sabes como é -,
Te conta a experiência
Do vário passado,
Das várias idades.
Te oferece a aurora
Do primeiro riso.
Te oferece o esmalte
Do primeiro dente.


A dor passará,
Como antigamente
Quando 'ela' chegava.


Dorme . . . 'Ela' te nina
Como se hoje fosse
A sua menina”.

Manuel Bandeira



Nenhum comentário: