quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Projeto - Coral Raízes do Futuro








Projeto - Coral Raízes do Futuro - Presídio de Varginha - MG -




A proposta do trabalho é o resgate da ética e da humanização através da música por intermédio do canto coral.
As aulas são ministradas para os alunos e detentos do Presídio de Varginha. As aulas são três vezes por semana podendo haver mudanças.
            O detento que desejar participar do projeto deverá ter determinadas atitudes para a inclusão e permanência no grupo, tais como: perseverança, paciência, força de vontade, cooperação para com o grupo, fidelidade, disciplina, respeito, humildade e disponibilidade para participar de apresentações dentro ou fora do presídio quando solicitado.
            Através da música, intenciona-se propiciar aos detentos o comportamento de responsabilidade social. Os detentos têm aulas de canto coral. São utilizados como recursos materiais, teclado, letras das músicas, equipamentos e som, aparelho DVD e televisor.
            A ideia do projeto eu já tinha em mente há algum tempo, até que um amigo me confiou a proposta, e iniciamos juntos. Depois, eu continuei.
            Ao participar do projeto o detento ganha remissão penal.
            Para solicitar a apresentação do nosso coral, basta encaminhar um ofício para o diretor do presídio, ele encaminhará ao juiz que concederá a liberação.
            O objetivo do trabalho é a promoção da cidadania, propiciando interação das pessoas com a música e com a sociedade é desenvolver, a partir da prática do canto coral a capacidade de reflexão e analise critica sobre a importância da música enquanto agente modificador da sociedade.




Elias de Brito Pereira

Curso: Música

2º Período – (Unis –MG)

Leia na REVISTA ELETRÔNICA uma crônica sobre este projeto, escrita pela professora Ângela Massa.
http://conservatoriodevarginha.blogspot.com.br/p/revista-eletronica.html


Nenhum comentário: