sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FESTIVAL MÚSICA DO MUNDO




A organização do Festival Música do Mundo divulgou a programação da terceira edição do festival. Será na próxima semana, de 6 a 7 de setembro, na cidade vizinha de Três Pontas, com shows musicais de vários estilos, teatro, folia de reis, seresta e até bate-papo sobre a influência dos Beatles na música de Milton Nascimento e no Clube da Esquina. Leia Mais no Blog do Madeira :

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

RECITAL DE PIANO






Tem recital de piano solo e à quatro mãos com os pianistas Francis Vilela e Helcio Baroni, neste Sábado dia 1º de Setembro às 20h15min no Teatro Capitólio. Ambos os músicos foram alunos do Conservatório Estadual de Música de Varginha. Confira detalhes no cartaz.

SEGUNDA MUSICAL NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA



O Grupo de Flautas “ACALANTO” do Conservatório de Varginha estará participando neste mês de Setembro, da “Segunda Musical” no Teatro da Assembléia, na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. A apresentação dos alunos do CEMVA será no dia 17 de Setembro. Haverá outras participações de outros grupos e também músicos solistas. Todas as apresentações terão início às 20:00 Horas, cada uma no seu respectivo dia. Ver cartaz.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ESTRÉIA DE DOCUMENTÁRIO


Na próxima Quarta e Quinta-Feira às 19:30H, no Cine Master em Varginha será exibido o documentário "SETE ORELHAS: herói Bandido" de Bruno Maia.

"O personagem central do documentário nasceu em Jacuí e foi fazendeiro e Capitão de Ordenanças do Distrito de São José e Nossa Senhora das Dores (hoje Alfenas-MG), mas teve o curso da vida alterado depois do brutal assassinato de seu irmão João Garcia Leal nas imediações de São Bento Abade. Os assassinos, sete irmãos, amarraram João Garcia em uma árvore e retiraram toda pele do corpo do irmão de Januário Garcia Leal.

Diante da ineficácia do sistema jurídico da época, os culpados pela barbárie não foram levados à justiça e isso motivou Januário Garcial Leal puni-los com as próprias mãos."

Para saber mais acesse o Site:

http://www.seteorelhas.com.br/index.html




terça-feira, 7 de agosto de 2012

FENAC - 2012 -

O diretor do Conservatório de Música de Varginha, Adilson Ferreira, esteve nesse final de semana (03/08, 04/08) participando da comissão julgadora do 42º Festival Nacional da Canção (O maior festival de música do Brasil), na cidade de Extrema. Pouso alegre sediará dias 10 e 11/08, Formiga dias 17 e 18/08, Guapé dias 24 e 25/08, Varginha dias 31/08 e 01/09 e Boa Esperança dias 06,07 e 08/09.Para maiores informações acesse:

http://www.festivalnacionaldacancao.com.br/

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SESSÃO DE CINEMA ESPECIAL



No dia 30/07 às 10 horas da manhã, o Conservatório Estadual de Música de Varginha realizou uma apresentação especial. Dentro do seu projeto "Cinema no Cemva" foi exibido o primeiro filme de animação de longa metragem da história do Cinema, produção dos estúdios Walt Disney."Branca de Neve e os Sete Anões", de 1938, foi visto por várias crianças que participavam da Colônia de Férias do PROGRAMA de ERRADICAÇÃO do Trabalho Infantil –PETI –
e do CENTRO de REFERÊNCIA ESPECIALIZADO na ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS
Antes da exibição do filme o professor Flávio Caldonazzo apresentou um vídeo no qual as crianças puderam aprender como foi feito este Desenho animado histórico e também como eram realizadas as animações antes de existirem os computadores. A visita das crianças ao Conservatório, junto com as educadoras responsáveis foi um sucesso.
Abaixo alguns depoimentos:

O nosso passeio ao conservatório foi muito instrutivo. Ficamos encantados com o filme infantil “Branca de Neve e os Sete Anões”. A recepção foi excelente, nos receberam com muito carinho. Enfim, ficamos apaixonados pelo que vimos.O nosso muito obrigado!" Graziele, Júlio, Paloma, Paula, Michael.(Educadora: Cristina Maggiotti) –Unidade: “SUPERANDO OBSTÁCULOS” – PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Achamos muito interessante o modo como foram criados os filmes, e a dedicação deles nos desenhos. Todos os desenhos antigos são melhores que os de hoje. Gostamos muito da visita e fomos muito bem recebidos". Ágatha, 11 anos. E.E. Coração de Jesus/ Júlia, 10 anos, Escola Municipal Antônio de Pádua Amâncio. (Educadora: Gilcilene)

Achamos interessante o modo que se fez o filme. Admiramos todas as pessoas que ajudaram na gravação, na pintura, nos desenhos, o câmera e o criador Walt Disney! A parte que mais gostamos foi a parte do beijo, porque sempre o bem vence o mal". Jheferson, jhenifer, Anixa. (Educadora: Vânia). PETI Núcleo Criart.

A bruxa falou para o espelho mágico: espelho meu existe alguém mais bonita do que eu? Sim, pele branca igual neve e os cabelos pretos” Entendi que a madrasta tinha inveja de Branca de Neve, pois envenenou uma maçã e virou uma bruxa para envenenar Branca de Neve". CASA LAR – VILA PINTO.

Eu entendi que não devemos confiar em pessoas erradas, quem não conhecemos. E no fim tudo acaba bem. Que bom que o bem sempre vence o mal". Gabriel Valério Souza, 10 anos (Educadora: Juçara) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI –

“[ A bruxa foi lá na casa dos Sete Anões. Mas os anões foram trabalhar e a bruxa foi na casa deles. Geremias do Santos, 7 anos. E.E. Irmão Mário Esdras

Gostei muito de conhecer as atividades desenvolvidas no Conservatório, e a idéia de nos mostrar como eram feitos os filmes, desenhos, antes dos computadores. Ver o filme de Walt Disney, produzido em 1937, foi muito interessante. Era muito difícil fazer, produzir os filmes antigamente, todo aquele trabalho, mas valeu a pena, pois agradou e ainda agrada todos que assistem. Foi muito bom vir ao Conservatório e conhecer mais sobre como eram feitas as animações, porque hoje em dia com o avanço da tecnologia fica difícil saber como era antes, agora tudo é mais fácil. Graças ao Walt Disney, eu tive a experiência de saber como eram produzidos os filmes de [animação] antigamente. Gosto muito das coisas de antigamente (Bandas, Artistas, Cantores, Músicos,...), mas nunca soube como era produzido um filme [de animação] antigamente. Obrigado ao Flávio do Conservatório por me dar a oportunidade de conhecer. Mariana Jacomeli – Logos Colégio e Curso -


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

VISITA ILUSTRE




Nesta sexta-feira, (03/08) tivemos o prazer de receber a visita do Ilustre Senhor Victor Cunha, Compositor e Cronista, natural da cidade de Três Corações, o qual foi recebido pelo Professor e Vice-Diretor do Conservatório, Lúcio Gomes. Victor Cunha que sem dúvida foi e ainda é uma personalidade de extrema importância para as atividades culturais de sua cidade e região fundou, entre outros, o conjunto, chamado "Chorando Baixinho"composto por ele mesmo (violão), Ronildo Prudente(pandeiro), Leonardo Chalana (Professor de Violão do Conservatório de Varginha, no cavaquinho), Lívia Alves (flauta)e a cantora Annibelle. Especializaram-se em chorinho e canto e focalizaram compositores brasileiros de diversas épocas, indo dos mais antigos até Chico Buarque e Caetano Veloso. Para ler o trabalho completo "VICTOR CUNHA TESTEMUNHA DE UMA TRÊS CORAÇÕES IMAGINADA" sobre a vida e a obra deste importante personagem da nossa região. Entre na Sessão: GENTE que faz Cultura perto da GENTE. neste Blog: http://conservatoriodevarginha.blogspot.com.br/p/gente-que-faz-cultura-perto-da-gente.html